sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

PROGRESSIVO EUROPEU

Marcelo Moreira

O Transatlantic, supergrupo formado por membros do Dream Theater, Marillion, Spock’s Beard e Flower Kings, faz sucesso na Europa, enquanto que o Trans-Siberian Orchestra, com músicos do Savatage, é campeão de bilheterias nos Estados Unidos. As duas bandas são o sinal mais visível de que o rock progressivo está mais forte do que nunca, especialmente na Europa.

A quantidade de novos grupos que surgem é impressionante, sobretudo na Escandinávia, celeiro dos melhores instrumentistas de rock do mundo na atualidade. A Inglaterra ainda manda, mas perde cada vez mais terreno.

Da Suécia aparecem os melhores e os que fazem mais sucesso. O Pain of Salvation é liderado pelo guitarrista e vocalista Daniel Gildenlow, exímio músico e um artista extremamente inteligente e bem informado. Não admite conceber uma obra que não seja conceitual.

O Flower Kings é liderado por outro intelectual, o guitarrista e vocalista Roine Stolt, que é também um dos cérebros do Transatlantic.

O alemão RPWL é um clone do Pink Floyd, mas isso não é ruim. Ajudou a moldar uma sonoridade cativante e extremamente bem elaborada, com guitarras bem produzidas e execuções primorosas.

A banda mais surpreendente é o Riverside, da Polônia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário