quarta-feira, 20 de junho de 2012

SGT. PEPPER´S




Marcelo Moreira
A maior batalha musical do rock foi ganha pelos Beatles, e por nocaute. E um nocaute tão traumático que jogou o adversário nas trevas por mais de 20 anos. No mês em que o mundo celebra os 45 anos do lançamento de “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band”, provavelmente o melhor álbum de rock de todos os tempos, os Beach Boys comemoram 50 anos de fundação com um novo CD com músicas inéditas e uma grande novidade: a volta do gênio e mentor Brian Wilson.
Beatles e Beach Boys protagonizaram a maior disputa criativa do século XX na música popular. Se os Rolling Stones eram supostamente os grandes rivais dos Beatles para a mídia, na questão musical a parada era com os Beach Boys, então a grande banda de rock dos Estados Unidos – e os Stones foram suficientemente inteligentes para manter a rivalidade no campo dos fãs e da imprensa e evitaram um choque direto com o time de Liverpool.
“Sgt. Pepper’s” encabeça quase todas as listas de melhores álbuns de todos os tempos. O grau de avanço que os Beatles alcançaram no final de 1966 e começo de 1967 extrapolou os limites da música pop. Na verdade, a quebra de paradigmas foi tão grande e tão intensa que ficou claro que o jogo tinha acabado.
O álbum lançado em 1º de junho de 1967 trouxe não só novas ideias. Criou novos sons e elevou o patamar de produção de áudio a um nível inimaginável para a época. O impacto foi tão forte que o álbum foi considerado um dos grandes fatos da cultura do século XX. Influenciou toda a sociedade e todas as manifestações culturais, das artes plásticas à literatura, da moda à arquitetura – sem falar no comportamento ocidental. Sem dúvida, foi o fruto mais vistoso e brilhante de seu tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário